Acaso ou Destino

sexta-feira, outubro 06, 2006

Solidão

Tantas são as vezes que passo o tempo sozinho. Em casa, no ginásio, num café ou a passear.

Hoje ocorreu-me uma ideia, ainda esta semana li qualquer coisa sobre isto e realmente hoje apercebi-me dessa realidade, que é o seguinte;
Uma pessoa quando está só, viaja por vários espaços, ideias e experiências. Uma pessoa que está acompanhada, tem as mesmas oportunidades ou possibilidades, mas quase sempre, as conversas são limitadas a poucos assuntos. Muitas vezes são rotineiras e previsíveis. Enquanto que uma pessoa que está só, tem a imaginação em constante agitação.

No meu caso, quando estou só num local público, fico a observar o que me rodeia, sejam as pessoas ou qualquer outra coisa.
Penso em tantas coisas, desde o que se passou no meu dia ou como será o dia seguinte...
Sonho acordado, emotiono-me a ouvir uma musica ou a ver um filme...

Temos mais tempo para nós, para ler, para fazer aquela coisa que nunca temos tempo ou porque nunca estamos sós!

Estar só é ouvir a nossa alma, dialigar com a nossa consciência, é fantástico, como consigo dialogar comigo mesmo e ter vários pontos de vista, como se falasse com outras pessoas.
Eu próprio dentro de mim, tenho vários caminhos, que só me apercebo deles, pela introspecção e comunicação com o meu ser interior. Sem este tempo para me descobrir, tomo uma opção e sigo um rumo, sem analizar outras oportunidades.

Estranho pensamento, mas é tão claro para mim o que se sente. Se calhar não consegui fazer-me entender, mas quem passa por momentos de solidão com alguma frequência, certamente me percebe.

3 Comentários:

  • Olá!!! Mas que surpresa o teu blogue. Gostei muito daquilo que escreves. Continua. Beijinho grandes da Teresa

    Por Anonymous Anónimo, Às outubro 06, 2006 12:00 da tarde  

  • Este post lembrou-me muito o Diário de Um Mago, de Paulo Coelho.
    Não sei se leste, mas já avançado uma das coisas que um mago deve aprender é a raciocinar, ou seja, a pensar na hipótese mais absurda para desta forma conseguir chegar à mais correcta. Acho que é a isto que te referes.
    Pessoalmente acontece-me muitas vezes. Adoro ser a minha melhor ouvinte.

    Por Anonymous Anónimo, Às outubro 22, 2006 12:28 da manhã  

  • Obrigado pelo comentário, mas não li esse livro. É mais ou menos isso, no caso do post, referia-me as experiências que passamos pelo facto de estarmos sós, e de todos os pensamentos que temos, que muitas vezes são completamente opostos. Como ninguém é detentor da sabedoria total, daí a termos frequentemente mudanças das nossas maneiras de pensar e a solidão muitas vezes, quando aceite de forma pacífica, acaba por nos indicar o caminho, que no fundo é indicado por nós de acordo com as nossas experiências, moralidades e influências do meio exterior.
    Uso frequentemente comentários metafóricos, para fazer evidenciar esse absurdo, que por comparação permite melhor entender o que dizemos. Mas muitas pessoas não me entendem e não conseguem destinguir essa maneira de exprimir, talvez seja um defeito, mas sou assim.
    Você é o seu maior critico e ao mesmo tempo apreciador, se gosta de se ouvir, isso é optimo...

    Por Blogger Esteril, Às outubro 22, 2006 3:09 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial